Os administradores executivos do GrupoConcept, Alexandre Lourenço, Sandra Castanheira e Susana Martins, destacaram a trajetória e estratégias de sucesso das marcas BodyConcept e DepilConcept, líderes de mercado em estética em Portugal, em entrevista à Revista Empreendedorismo & Franchising.
O GrupoConcept tem 19 anos de experiência e é líder de mercado em Portugal no que à estética concerne. Implementar um modelo de franchising foi algo imediato?
“Após um estudo de mercado, notamos que havia uma lacuna muito grande no setor da estética em Portugal. Verificamos que a oferta que existia não era tão variada como se desejava e os preços eram efetivamente muitos elevados”, revela Alexandre Lourenço, um dos três administradores e cofundadores do GrupoConcept.
Desde o início que o objetivo era claro, expandir a rede de clínicas em formato de franchising. “Não éramos da área da estética. A nossa experiência era em expansão de marcas e gestão de redes de franchising, por isso adotamos o modelo de negócio que sempre nos fez mais sentido”, revela.
Gerir duas marcas distintas, a BodyConcept e a DepilConcept, foi uma ideia implementada desde início?
Começamos com a BodyConcept em 2005 e criamos o Ginásio da Estética, um conceito patenteado, que torna os tratamentos mais acessíveis para todas as mulheres. Mediante a adesão a uma mensalidade, a cliente pode usufruir de três tratamentos de estética, duas vezes por semana; tanto corporais para a redução de peso, gordura localizada ou celulite, por exemplo, mas também de tratamentos de rosto, para manchas, rugas ou acne”, desvenda Sandra Castanheira.
“Na BodyConcept fomos trabalhando a parte da fotodepilação e depois, conforme os estudos que fizemos, verificamos que o negócio da depilação permanente podia ser autónomo”, explica.
A DepilConcept surge conceptualmente em 2007. Atualmente o Grupo conta com +50 clínicas BodyConcept e +85 clínicas DepilConcept só em Portugal.
A expansão internacional das marcas surgiu naturalmente?
“Depois de consolidarmos o mercado nacional, fez-nos todo o sentido abrirmos as portas para o estrangeiro. Com um parceiro local na Polónia apostámos numa DepilConcept em 2012 e, desde então, fomos criando mercado e abrindo novas unidades”, assevera Susana Martins. “Atualmente já somos também líderes de mercado na Polónia e na Sérvia e estamos presentes em dez países: Portugal, Brasil, Polónia, Sérvia, Irlanda, República Checa, Eslováquia, Kosovo e Croácia”.
O que consideram que foi imperativo para o sucesso do vosso negócio?
“O modelo pelo qual gerimos as nossas clínicas está muito bem implementado e estruturado”, afiança, Susana Martins. “O apoio ao franchisado e à gestão de clínica, as diversas e constantes formações, a oferta diferenciada de serviços e a equipa interna que auxilia a rede são suportes basilares para que tenhamos tanto sucesso”.
Leia a entrevista completa em: https://lnkd.in/dvxWB6Ra